sábado, 28 de novembro de 2015

Bolo é amor!!!!

1     


          
      Bolo Chiffon
Se tem uma coisa que eu amo, é bolo! Bolo formigueiro, nega maluca, floresta negra, pão de ló, até bolo ”de bolo”(o menosprezado bolo de baunilha) que é o que eu mais adoro. Houveram  situações em que comi um bolo inteiro, sozinho, em um dia. Tá bom...todo mundo já entendeu que eu venero um bolo bem feito. Entretanto, durante minhas pesquisas e degustações entre tortas, brownies e cupcakes (que pra mim são apenas jogadas de marketing para se criar hábitos de consumo) encontrei uma receita ideal para satisfazer minha ínfima vontade de consumir algo doce. Uma receita tão fantástica que vai pouco açúcar, pouca gordura, podendo até ser sem lactose para aqueles com intolerância (dica: use leite de amêndoas no lugar do leite de vaca). Comparando com outras receitas, cheguei ao denominador final de que este se trata, nada mais nada menos que, um toalha felpuda. Afinal, é a técnica aqui que é levada em consideração.
Obs.: Nessa receita eu joguei blueberries na massa antes de assar, desceu e ficou no fundo, dando um contraste e sabor cítrico ao se deliciar. Jesuuuuuus, que maravilha!!!

Ingredientes
5 ovos (separar  as gemas das claras)
80ml de óleo (eu uso óleo de coco)
50g de açúcar (para a massa)
60g de açúcar (para o merengue)
120ml de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
1 fava de baunilha
1 pitada de sal

Modo de preparo

Inicie separando as claras das gemas, pois é necessário preparar um blanchir, que significa branquear os alimentos, ou seja, as gemas vão ficar mais emulsificadas e incorporar todos os ingredientes mais facilmente. Coloque as gemas e o açúcar e bata com o fouet (pode usar um garfo também) até ficar claro e o açúcar derreter completamente. Adicione o leite e o óleo de coco e bata novamente até homogeneizar. Passe a faca dividindo a fava de baunilha, raspe seu interior retirando as sementes, coloque na mistura e bata novamente. Peneire a farinha, o fermento e o sal juntos e incorpore até obter uma mistura sedosa, reserve. Agora faça o merengue. Com uma batedeira em velocidade alta, inicie batendo as claras e adicione o açúcar em três partes, até obter um merengue brilhoso e sedoso, formando picos duros (pico duro é o ponto quando você levanta a batedeira e o merengue faz um bico sem pingar). Agora incorpore o merengue na mistura (dica: para incorporar tudo mais facilmente, coloque um terço do merengue e misture, depois coloque o restante e mexa em movimentos debaixo para cima). Unte a fôrma de sua preferencia com óleo de coco e despeje a mistura (dica: passe um palito entre a mistura diversas vezes, fazendo com que as bolhas de ar subam, depois erga a forma e deixe cair sobre a bancada umas quatro vezes para que as bolhas se quebrem). Pré-aqueça o forno a 180˚C e deixe assar por 40 minutos ou até a técnica do palito limpo funcionar.

Como é uma receita super básica, você pode incrementar usado-a como base para outras alternativas. Um naked cake, rechear com baba de moça, creme anglaise, creme pâtissiére, rechear com creme de coco ou fazer um bolo gelado, enfim, dar asas à sua imaginação, por que no fim, o que prevalece é sua vontade sendo saciada.

Beijão do João

Nenhum comentário:

Postar um comentário