domingo, 15 de novembro de 2015

Preparação

Arrumação, preparação, mise en place, você pode dar o nome que quiser, entretanto, nada é mais importante que a organização que deve anteceder a execução de qualquer receita. Quem nunca iniciou o preparo de, por exemplo, um molho sugo e depois de colocar cebola e alho para refogar, começar a picar os tomates. Das duas uma, ou percebe a mancada e desliga o fogo ou queima tudo e  faz um molho amargo, fazer o que, não preparou tudo antes.
Meu modo de organizar envolve até a seleção de utensílios a serem usados. Facas, fouet, espátulas, recipientes, panelas, ralo, peneira, louça, enfim, tudo que será usado para a execução e apresentação da receita. Afinal, quando lemos uma receita e nela há o tempo de preparo, não está previsto o tempo de organização, pressupõe-se que todo este trabalho ja foi previamente feito, assim, quando você começa a cozinhar, tudo estará à mão. Mas o melhor é que, depois de ler a receita mil vezes para separar tudo, na hora de colocar a mão na massa os movimentos são quase automáticos ao colocar um a um aqueles preciosos ingredientes.
Resumindo, não tem segredo, é só ter um pouco de paciência, para lavar, secar, picar, ralar, bater, e espremer tudo o que for usado. No fim, quando você ja tem tudo às mãos, o tempo de execução da receita é extremamente inferior a esta etapa de preparação. E outra, se você for receber amigos em casa, dá pra preparar tudo antes, tomar um banho e se ajeitar, pra não receber todo mundo descabelado e com cheiro de tempero da cabeça aos pés.

Então vai lá, se organiza pra tudo dar certo e você não ficar choramingando se a receita der errado.

Beijos,

João.


Nenhum comentário:

Postar um comentário